O trabalho com projetos implica em uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas; estes deverão ser pertinentes para quem procura resolvê-los, deverão propiciar situações às crianças que favoreçam a construção de hipóteses e, consequentemente, conduzir a novas aprendizagens, partindo do contexto onde este está inserido, ampliando gradativamente a ligação do aluno com a sociedade em que vive.
Desse modo, o aluno busca informações, conversa, faz investigações, formula hipóteses, calcula, reúne o necessário, construindo e ampliando novas estruturas cognitivas.
Esse modo de organizar o processo ensino-aprendizagem favorece a construção da autonomia, da autodisciplina, por meio de situações criadas em sala de aula para reflexão, discussão, tomada de decisão, observância de combinados e críticas em torno do trabalho em andamento.
Outra forma de organizar o trabalho é através de sequências didáticas, que se constitui em uma série planejada de tarefas, com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida e que podem fornecer desafios com diferentes graus de complexidade, auxiliando as crianças a resolverem problemas.
O Currículo de Educação Infantil implica na realização de atividades relacionadas a estas áreas do conhecimento:
•DESCOBERTA DE SI MESMO
-Conhecimento de si próprio e do próprio corpo
-O indivíduo na sociedade
-O corpo e o movimento
-Educação socioemocional
-Educação Física, desenvolvida por outra professora especialista na área
SER BILÍNGUE – Vivemos na era da informação e ser bilíngue é uma habilidade que gera oportunidades e traz vantagens na concentração e no desenvolvimento cognitivo. Capacitamos nossos alunos para uma segunda língua, no caso o inglês. A Educação Bilíngue utiliza da interdisciplinaridade como base do seu programa, em que os conteúdos escolares são integrados à língua inglesa de modo a contribuir para seu desenvolvimento até atingir a fluência, de forma natural. Baseia-se nas abordagens CLIL (Content and Language Integrated Learning) e CBTEFL (Content-Based Teaching of English as a Foreign Language) em que a lingual inglesa é utilizada como meio de comunicação e instrução, que contribuirá, no decorrer do processo, para o desenvolvimento da língua estrangeira em seus diversos aspectos: vocabulário, gramática, compreensão e produção, tanto oral, quanto escrita.
EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL – Em nossa escola, o cuidado com a educação socioemocional está presente em nossa proposta pedagógica e em todas as relações de convivência, porém sentimos que, nos dias atuais, é preciso ampliar este trabalho. Desta forma, incluímos no currículo o programa educacional da “Escola da Inteligência”, que objetiva, por meio da educação das emoções e da inteligência, da melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Este programa é fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborado pelo Dr. Augusto Cury e bem abrangente, pois conta com a atividades específicas para cada faixa etária, além de encontros de discussão para as famílias.