(67) 3382-0317 R. Vinte e Cinco de Dezembro, 1107seg a sex 07h à 18h
IMG-LOGO
Home / Colégio

Colégio

Nossa História

A Escola GAPPE – Grupo Associado de Professores pela Educação – foi criada em 1994 por um grupo de educadoras comprometidas com a formação do homem, ser este que se desenvolve física e psicologicamente, apresentando características próprias no decorrer de seu processo de evolução.

O grupo, inicialmente, foi formado por sete professoras, sendo que, quatro permanecem à frente da Escola: Ana Christina, Elina, Stael e Sandra, desenvolvendo um Projeto Educativo, cuja meta principal é oportunizar aos alunos a construção do conhecimento, integrando as várias áreas de estudo de maneira significativa, possibilitando, ainda, o exercício da cidadania e da autonomia.

irar o aluno a ser protagonista, empreendedor, empático, crítico, para pensar e criar soluções que contribuam para um mundo mais solidário, sustentável e justo.

 

IMG

Visão,Missão, Valores

Respeito

O respeito é a base de toda convivência harmoniosa, onde as diferenças são valorizadas e as opiniões são ouvidas com consideração e empatia.

Parceria

A parceria floresce quando há confiança mútua, cooperação e compromisso, fortalecendo laços e alcançando objetivos comuns de forma colaborativa.

Protagonismo

O protagonismo se manifesta quando cada indivíduo assume seu papel ativo na construção de soluções, contribuindo para o progresso coletivo com iniciativa e responsabilidade.

Responsabilidade/Disciplina

A responsabilidade é o alicerce da confiança e do crescimento, refletindo-se no cuidado e comprometimento com nossas ações e consequências, tanto pessoais quanto coletivas.

Metodologia e Currículo

É importante deixar claro que a escola não tem um método fechado, mas sim uma metodologia de educação que consideramos própria da Escola GAPPE, com base em estudos e referências, como os teóricos Vygostky e Guy Brousseau, em que as crianças constroem o conhecimento, por meio de problematizações levantadas pelo professor, fazendo que o aluno exponha seu conhecimento prévio, formule hipóteses, que serão depois compartilhadas e validadas pelo grupo e, só depois de todo esse processo, é que ele irá pesquisar o conhecimento histórico e universal sobre o assunto, fazendo a institucionalização do conhecimento, seguido de exercitação e avaliação.

E é isso que faz a diferença da nossa metodologia, pois os alunos vão aprendendo a partir das relações: a relação com o que ele já sabia com o conhecimento que foi sendo ampliado. O conteúdo vai ficando sedimentado na criança, porque ela se envolve com aquilo e vai se apropriando do conhecimento.
 
Nossa proposta tem colhido bons resultados, prova disso são os prêmios recebidos em feiras científicas e a entrada dos ex-alunos nas melhores Universidades do país, como USP, Unicamp e IME e em Instituições nos estados Unidos e Europa.
  • Currículo do Ensino Fundamental implica na realização de atividades relacionadas a estas áreas do conhecimento:

    – Língua Portuguesa

  • – Língua Inglesa

  • – Arte

  • – Música

  • – Educação Física

  • – História

  • – Geografia

  • – Ciências

  • – Matemática

  • -Geometria

  • -Física

  • -Química

  • -Educação Socioemocional

  • -Empreendedorismo e Educação Financeira

  • -Iniciação Científica

IMG

Relações Interpessoais

OBSERVAÇÕES, EXPERIMENTOS E SOCIALIZAÇÕES DO SABER

Com base nas observações, nas experimentações e nos desafios lançados, os alunos da Escola GAPPE vão se apropriando dos conhecimentos e construindo valores, que contribuirão com sua formação enquanto cidadão. O contato com a realidade estudada é proporcionado através de aula-passeio, viagens de estudo, experimentações e vivências, que depois são socializados com a comunidade escolar.

CRIATIVIDADE, EXPRESSÃO E MOVIMENTO

Oportunizamos aos alunos momentos em que desenvolvem a criatividade, a expressão e o movimento, por meio de atividades significativas e desafiadoras.

PROJETOS SIGNIFICATIVOS

Através dos projetos, os alunos participam do processo educacional de forma ativa, produzindo várias atividades de forma significativa, o que facilita a compreensão de conceitos e a assimilação das informações novas. As atitudes em relação à aprendizagem são potencializadas, pois percebem que é necessário despender tempo e esforço cognitivo para realizar determinadas tarefas em função das metas traçadas e isso traz um ganho significativo na construção da autonomia e do protagonismo, que são atitudes fundamentais na formação do aluno.

Quando o conteúdo não pode ser organizado em projetos, o professor aborda os temas a partir da problematização e convida os alunos a enfrentarem o desafio. A busca constante por novas soluções, a socialização de estratégias e a relação saudável com o erro garantem o envolvimento dos alunos com os processos de aprendizagem, mesmo quando não forem lúdicos ou divertidos.

Desta forma, a escola incentiva às sínteses, a tomada de consciência das próprias estratégias no aprendizado, as sistematizações e a construção de novos significados para os conhecimentos antes adquiridos. 

IMG

Iniciação Científica

Buscamos despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os alunos. A iniciação científica tem como objetivo formar pessoas capazes de buscar conhecimento e saber utilizá-los, fazendo com que não sejam apenas usuários e sim produtores de conhecimento. Através da pesquisa científica ou tecnológica, Os alunos aprendem a olhar para a realidade, buscando identificar problemas para propor soluções e através respostas para problemas e se aprofundam em temas que lhes interessam, orientadas por professores qualificados.

 

IMG

Empreendedorismo e Educação Financeira

Buscamos despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os alunos. A iniciação científica tem como objetivo formar pessoas capazes de buscar conhecimento e saber utilizá-los, fazendo com que não sejam apenas usuários e sim produtores de conhecimento. Através da pesquisa científica ou tecnológica, Os alunos aprendem a olhar para a realidade, buscando identificar problemas para propor soluções e através respostas para problemas e se aprofundam em temas que lhes interessam, orientadas por professores qualificados.

IMG

Educação Bilíngue

Vivemos na era da informação e ser bilíngue é uma habilidade que gera oportunidades e traz vantagens na concentração e no desenvolvimento cognitivo. Capacitamos nossos alunos para uma segunda língua, no caso o inglês. A Educação Bilíngue utiliza da interdisciplinaridade como base do seu programa, em que os conteúdos escolares são integrados à língua inglesa de modo a contribuir para seu desenvolvimento até atingir a fluência, de forma natural. Baseia-se nas abordagens CLIL (Content and Language Integrated Learning) e CBTEFL (Content-Based Teaching of English as a Foreign Language) em que a lingual inglesa é utilizada como meio de comunicação e instrução, que contribuirá para o desenvolvimento da língua estrangeira em seus diversos aspectos: vocabulário, gramática, compreensão e produção, tanto oral, quanto escrita.

 

IMG

Educação Socioemocional

Em nossa escola, o cuidado com a educação socioemocional  está presente em nossa proposta pedagógica e em todas as relações de convivência, porém sentimos que , nos dias atuais, é preciso ampliar este trabalho. Desta forma, incluímos no currículo o programa educacional da “Escola da Inteligência”, que objetiva, por meio da educação das emoções e da inteligência, da melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Este programa é fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborado pelo Dr. Augusto Cury e bem abrangente, pois conta com a atividades específicas para cada faixa etária, além de encontros de discussão para as famílias.

 

IMG