A Escola GAPPE – Grupo Associado de Professores pela Educação – foi criada em 1994 por um grupo de educadoras comprometidas com a formação do homem, ser este que se desenvolve física e psicologicamente, apresentando características próprias no decorrer de seu processo de evolução.
O grupo, inicialmente, foi formado por sete professoras, sendo que, quatro permanecem à frente da Escola: Ana Christina, Elina, Stael e Sandra, desenvolvendo um Projeto Educativo, cuja meta principal é oportunizar aos alunos a construção do conhecimento, integrando as várias áreas de estudo de maneira significativa, possibilitando, ainda, o exercício da cidadania e da autonomia.
O respeito é a base de toda convivência harmoniosa, onde as diferenças são valorizadas e as opiniões são ouvidas com consideração e empatia.
A parceria floresce quando há confiança mútua, cooperação e compromisso, fortalecendo laços e alcançando objetivos comuns de forma colaborativa.
O protagonismo se manifesta quando cada indivíduo assume seu papel ativo na construção de soluções, contribuindo para o progresso coletivo com iniciativa e responsabilidade.
A responsabilidade é o alicerce da confiança e do crescimento, refletindo-se no cuidado e comprometimento com nossas ações e consequências, tanto pessoais quanto coletivas.
OBSERVAÇÕES, EXPERIMENTOS E SOCIALIZAÇÕES DO SABER
Com base nas observações, nas experimentações e nos desafios lançados, os alunos da Escola GAPPE vão se apropriando dos conhecimentos e construindo valores, que contribuirão com sua formação enquanto cidadão. O contato com a realidade estudada é proporcionado através de aula-passeio, viagens de estudo, experimentações e vivências, que depois são socializados com a comunidade escolar.
CRIATIVIDADE, EXPRESSÃO E MOVIMENTO
Oportunizamos aos alunos momentos em que desenvolvem a criatividade, a expressão e o movimento, por meio de atividades significativas e desafiadoras.
PROJETOS SIGNIFICATIVOS
Através dos projetos, os alunos participam do processo educacional de forma ativa, produzindo várias atividades de forma significativa, o que facilita a compreensão de conceitos e a assimilação das informações novas. As atitudes em relação à aprendizagem são potencializadas, pois percebem que é necessário despender tempo e esforço cognitivo para realizar determinadas tarefas em função das metas traçadas e isso traz um ganho significativo na construção da autonomia e do protagonismo, que são atitudes fundamentais na formação do aluno.
Quando o conteúdo não pode ser organizado em projetos, o professor aborda os temas a partir da problematização e convida os alunos a enfrentarem o desafio. A busca constante por novas soluções, a socialização de estratégias e a relação saudável com o erro garantem o envolvimento dos alunos com os processos de aprendizagem, mesmo quando não forem lúdicos ou divertidos.
Desta forma, a escola incentiva às sínteses, a tomada de consciência das próprias estratégias no aprendizado, as sistematizações e a construção de novos significados para os conhecimentos antes adquiridos.
Buscamos despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os alunos. A iniciação científica tem como objetivo formar pessoas capazes de buscar conhecimento e saber utilizá-los, fazendo com que não sejam apenas usuários e sim produtores de conhecimento. Através da pesquisa científica ou tecnológica, Os alunos aprendem a olhar para a realidade, buscando identificar problemas para propor soluções e através respostas para problemas e se aprofundam em temas que lhes interessam, orientadas por professores qualificados.