EDUCAÇÃO INFANTIL 1º AO 5º ANO 6º AO 9º ANO PERÍODO INTEGRAL


 


Atividade extraclasse

Além das atividades normais realizadas em sala de aula, outras atividades extras são proporcionadas às crianças.

Essas atividades têm por objetivo:

•Desenvolver os universos culturais e sociais dos alunos, permitindo-lhes observar e refletir, criticamente, sobre os aspectos funcionais de sua comunidade e aumentar o domínio e o espaço vital que o aluno deve possuir sobre seu macro-ambiente.

•Estruturar o relacionamento pais-aluno-escola.

•Desenvolver os aspectos de necessidade de segurança no trabalho, valorizar todo trabalho como essencial para o bem estar da comunidade e aspectos científicos (técnicos) dos locais de trabalho visitados, que cada um será por sua vez o centro de atenções da aula (através do trabalho dos pais ou responsáveis).

•Colher material significativo para conteúdo das aulas.

•Conhecer os processos de transformações. O lugar para visita poderá ser escolhido de acordo com o conteúdo trabalhado, de modo que possa oportunizar às crianças vivências ricas, ampliando assim o seu aprendizado e contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade.

Poderão ser visitados locais de interesse das crianças ou outros para desenvolver algum assunto específico em sala de aula.

Serão trabalhados, também, os aspectos de locomoção da escola ao local a ser visitado, tais como: cuidados ao atravessar a rua, entrada e saída de veículos, normas sociais adequadas no relacionamento com outras pessoas, segurança pessoal e do grupo no local visitado.

Após a visita, os alunos realizarão atividades diversas.

Roda da fruta (incentivo à alimentação saudável)

A proposta de incentivo à alimentação saudável na escola tem como preocupação despertar nas crianças o interesse por atitudes saudáveis em relação aos alimentos, uma vez que, uma alimentação rica e balanceada é, na atualidade, preocupação mundial em decorrência do aumento de casos de obesidade e de doenças em toda a sociedade. Por isso, é realizada a atividade denominada RODA DA FRUTA.

No dia da roda da fruta, cada criança traz um tipo de fruta, além do lanche, para compartilhar com os colegas. E, mesmo que a criança não coma frutas, ela é incentivada a partilhar esse alimento com os colegas de modo que possa se apropriar, aos poucos, de novos hábitos alimentares.

Tendo em vista que os alunos dos níveis 0, 1 e 2 necessitam de mais de um momento de alimentação por período, essa atividade é realizada nessas turmas todos os dias. Desse modo, contribui-se com os alunos para que eles possam adquirir hábitos de alimentação saudável.

Compra, troca e venda

Outra atividade realizada com as crianças, uma ou duas vezes ao ano, é a denominada BAZAR, que consiste na compra, troca e venda de objetos. Esta é uma atividade que envolve a participação de toda a escola, com o objetivo de ampliar as relações pessoais de amizade e estabelecer a socialização entre todos.

Para a realização dessa atividade é solicitado às crianças que tragam de casa objeto selecionado para troca ou venda, etiquetados com o valor combinado com os pais, para que sejam negociados.

A troca, compra e venda realizada pelas crianças, utilizando os seus objetos é muito importante para que elas sejam trabalhadas em relação à fase do egocentrismo, tendo em vista que nessa faixa etária ainda são muito apegadas aos seus pertences e têm dificuldade em trocar ou vender o que é seu.

















Todos os direitos reservados © 2011 Escola GAPPE