EDUCAÇÃO INFANTIL 1º AO 5º ANO 6º AO 9º ANO PERÍODO INTEGRAL


 


Para a realização do trabalho com as crianças da Educação Infantil são elaborados projetos que envolvem diferentes conteúdos e são organizados em função de um produto final, cuja escolha e elaboração é compartilhada com os alunos. Esse produto final é apresentado para um público escolhido pelos participantes do projeto.

A função do projeto é tornar as aprendizagens ativas, interessantes, significativas, reais e atrativas para o aluno, englobando a educação em um plano de trabalho agradável, sem impor os conteúdos programáticos de forma autoritária.

O projeto é uma atitude intencional, um plano de trabalho, um conjunto de tarefas e necessita de um envolvimento individual e social dos alunos sob a orientação da professora.

O trabalho com projetos implica em uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas; estes deverão ser pertinentes para quem procura resolvê-los, deverão propiciar situações às crianças que favoreçam a construção de hipóteses e, consequentemente, conduzir a novas aprendizagens, partindo do contexto onde este está inserido, ampliando gradativamente a ligação do aluno com a sociedade em que vive.

Desse modo, o aluno busca informações, conversa, faz investigações, formula hipóteses, calcula, reúne o necessário, construindo e ampliando novas estruturas cognitivas.

Esse modo de organizar o processo ensino-aprendizagem favorece a construção da autonomia, da autodisciplina, por meio de situações criadas em sala de aula para reflexão, discussão, tomada de decisão, observância de combinados e críticas em torno do trabalho em andamento.

Outra forma de organizar o trabalho é através de sequências didáticas, que se constitui em uma série planejada de tarefas, com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida e que podem fornecer desafios com diferentes graus de complexidade, auxiliando as crianças a resolverem problemas.







Todos os direitos reservados © 2011 Escola GAPPE