EDUCAÇÃO INFANTIL 1º AO 5º ANO 6º AO 9º ANO PERÍODO INTEGRAL


 


Os projetos são modalidades de trabalho pedagógico que requerem dos alunos participação e produção sempre orientadas em função de objetivos específico, os quais são elaborados com o objetivo de proporcionar aos alunos a compreensão de conceitos e garantir a assimilação das informações novas. Assim, estabelece um sentido para as atividades e garante o envolvimento e a motivação dos alunos.
Através da vivência dos projetos, eles percebe-se que é necessário despender tempo e esforço cognitivo para realizar determinadas tarefas em função das metas traçadas.

Quando o conteúdo não pode ser organizado em projetos, o(a) professor(a) aborda os temas a partir da proposição de problemas e convida os alunos a enfrentarem o desafio. A busca constante por novas soluções, a socialização de estratégias e a relação saudável com o erro garantem o envolvimento dos alunos com os processos de aprendizagem, mesmo quando não forem lúdicos ou divertidos.

A escola incentiva as sínteses, a tomada de consciência das próprias estratégias no aprendizado, as sistematizações e a construção de novos significados para os conhecimentos antes adquiridos. O currículo ganha, gradualmente, um caráter mais político e cada vez mais voltado para o universo além dos muros da escola. É tempo de discutir profundamente os acontecimentos culturais, políticos, econômicos, tecnológicos, do meio ambiente, tanto referentes a contextos próximos como distantes.







Todos os direitos reservados © 2011 Escola GAPPE