EDUCAÇÃO INFANTIL 1º AO 5º ANO 6º AO 9º ANO PERÍODO INTEGRAL


 


A adaptação da criança a um novo meio exige um exercício de flexibilidade de todos os envolvidos no processo. O processo de adaptação é diferente para as crianças, pois cada uma tem as suas características próprias.

Algumas levam pouco tempo para se adaptar e outras precisam de mais tempo de acordo com seu próprio desenvolvimento, por isso é importante que os pais procurem transmitir tranquilidade e segurança aos seus filhos em relação à opção que fizeram por esta escola, possibilitando-lhes a construção gradativa de vínculo com a professora, profissional com experiência nessa prática.

Alguns pontos a serem observados durante o período de adaptação:

Conversar com a criança sobre a escola e que irá encontrar neste ambiente: professoras e colegas, livros de história, parque, brinquedos de sala, etc.

Ao trazer a criança para a escola, caso ela insista em carregar consigo algum objeto ou brinquedo de casa, isso deverá ser permitido, para que se sinta segura.

Ao se despedir, não se delongar e nem utilizar engodos. "Estamos indo embora, pois vamos trabalhar. Agora sua professora é quem vai cuidar de você, mais tarde voltamos para buscá-lo (la)." "Temos certeza de que você irá se divertir muito aqui na escola.". Deixar que a professora conduza a criança a guardar seus pertences e encaminhá-la às atividades.

Nos primeiros dias, buscar pontualmente seu (sua) filho (a) para que ele (ela) não se sinta inseguro (a).

A mais valiosa contribuição para a adaptação da criança será reconhecer que as reações apresentadas por ela, no momento da separação, são esperadas, e que, no decorrer do tempo, tendem a desaparecer. É importante que a pessoa responsável em trazer e buscar a criança à escola seja sempre a mesma, pois a troca de acompanhante poderá interromper o processo que poderá se prolongar ou até ser iniciado novamente.

Caso seja necessário, o pai ou a mãe poderá ficar na escola nos dois ou três primeiros dias, de acordo com a necessidade da criança. É importante que o acompanhante se ocupe de algo. Se a criança procurar pelo (a) acompanhante, este/esta deverá estimulá-la a voltar para junto dos colegas e da professora, sem lhe dar muita atenção, nem colocá-la no colo ou brincar com ela. É preciso ajudar a criança a fortalecer o vínculo de confiança com a professora, pois, até então, esta é para ela uma pessoa desconhecida, mas que está apta a contribuir com ele (a) em seu processo de adaptação. "Eu estou aqui perto de você, mas estou ocupada. Peça a sua professora para ajudá-lo aqui na escola."

•IMPORTANTE: cada criança dos níveis 0, 1 e 2 deverá trazer uma fotografia da família para ser fixada em um mural reservado para esse fim.







Todos os direitos reservados © 2011 Escola GAPPE