EDUCAÇÃO INFANTIL 1º AO 5º ANO 6º AO 9º ANO PERÍODO INTEGRAL


Os alunos matriculados na Escola GAPPE em período integral serão acompanhados por educadores especializados. Por meio de uma rotina prazerosa, serão propostas atividades físicas, artísticas, recreativas e socializadoras. Além disso, os alunos terão uma carga horária ampliada de inglês, para que possam exercitar essa língua, através de vivências cotidianas e um horário na sala de estudos em que receberão orientações para a realização das tarefas.

Haverá, também, horários livres e de descanso, com várias opções de jogos, de lazer e orientações para o desenvolvimento de hábitos e atitudes.

O almoço será preparado por uma empresa especializada, com cardápio elaborado por nutricionista.

Os alunos matriculados em período integral terão:

- oficina de leitura na biblioteca;
- videoteca;
- pintura, artesanato e teatro;
- projetos de informática;
- aulas de natação;
- projetos para o desenvolvimento de habilidades pessoais (empreendedorismo, saúde, culinária, jardinagem e cidadania);
- atividades motoras;
- aulas de inglês, através de vivências cotidianas;
- atividades recreativas;
- musicalização;
- momentos de descanso;
- desenvolvimento de hábitos de higiene;
- sala de convivência;
- alimentação balanceada.

TENDÊNCIA NACIONAL

A relação família x escola tem-se modificado, pois vários pais necessitam de uma cooperação maior na educação dos filhos, já que o tempo disponível na família vem diminuindo consideravelmente em função que o trabalho toma grande parte deste espaço. Os pais estão cada vez mais preocupados com a educação dos filhos, pois não encontram uma parceria adequada nos funcionários de casa, além de não terem tempo de levar os filhos às atividades complementares que desejariam oferecer a eles. Por isso a escola em período integral é uma necessidade urgente.

VANTAGENS DO ATENDIMENTO EM PERÍODO INTEGRAL

O período integral é uma opção coerente para o mundo de hoje, tanto para os pais quanto para os filhos. Assim, pais ficam mais tranquilos, e a criança fica segura em um ambiente no qual pode brincar e conviver com outras crianças, recebendo os cuidados necessários para o seu desenvolvimento pleno.

A sociedade está seriamente preocupada com a competição para o ingresso nas universidades e também no mercado de trabalho. Por isso, além de desejar bons resultados no vestibular, também nos preocupamos em dar aos alunos uma educação integral, para que possam ser criativos, dinâmicos, comunicativos, empreendedores e éticos, tudo isso com disciplina e respeitando às regras estabelecidas pela escola.

É no Ensino Fundamental que os alunos desenvolvem habilidades e competências para que tenham sucesso em sua carreira profissional. Aqui, na Escola GAPPE você tem essa base solidificada.

ALGUMAS DÚVIDAS DOS PAIS

A criança não vai se sentir abandonada por ficar muito tempo na escola?
Esta é uma pergunta que reflete a angústia dos pais. É fundamental que se tenha em mente que o importante é a atitude de atenção e de suporte em relação aos filhos. É isso que a criança percebe e lhe dá segurança. Além disso, os pais podem mostrar seu carinho levando seu filho à escola e buscando-o, perguntando como foi seu dia, elogiando os trabalhos feitos, participando dos eventos promovidos pela escola, mantendo contato com os professores. Ao ficar em casa, com uma babá, os pais também estariam ausentes, e a criança seria privada de uma educação que o mundo atual exige.

Em casa, os pais devem ser mais flexíveis com o filho?
Toda criança precisa de limites. Não é porque o filho estuda em período integral que os pais devem abdicar da palavra “não”. Devem se cuidar para não compensar a ausência com presentes, mesadas excessivas e regalias sem motivo. Se a quantidade de tempo é pequena, a saída é estabelecer alguns rituais como passeios aos domingos, leituras na hora de dormir, entre outros, que podem ser realizados quando estiverem juntos.

A escola não colocará muitas atividades, cansando a criança?
O período integral possui um planejamento eficaz, que procura adequar as horas de descanso e de lazer, favorecendo o relacionamento entre alunos, estreitando os laços de amizade. Tudo isso contribui para que esse contraturno torne-se prazeroso, pois a criança vê a escola como um espaço de grandes descobertas.

A criança não enjoará da escola mais cedo?
Ao contrário, o período integral dá à criança uma nova visão de escola. Não se trata apenas de algo necessário, mas algo cobiçado. É normal alguns alunos, que não estão matriculados na escola em período integral, desejarem essa experiência.








Todos os direitos reservados © 2011 Escola GAPPE