EDUCAÇÃO INFANTIL 1º AO 5º ANO 6º AO 9º ANO PERÍODO INTEGRAL

 


São procedimentos de estudo trabalhados por todos os professores, para que os alunos possam desenvolver habilidades e competências.

• Uso do caderno
• Uso da agenda
• Tarefa e trabalhos escolares
• Pesquisa
• Seminário
• Orientação de estudo

• Elaboração de mapas conceituais, redes conceituais e resumos.
• Estratégias de leitura (textos informativos, argumentativos e literários).
• Produção de textos (textos de caráter informativo, descritivo, literário, argumentativo).
• Participação em debates.

USO DO CADERNO

Registrar todos os conteúdos trabalhados em sala de aula, diariamente.
Fazer letra legível em seus registros.
Reler o que escreveu e fazer as correções dos desvios ortográficos.
Registrar as dúvidas surgidas ao realizar as lições de casa para conversar sobre as mesmas com os professores na aula seguinte.

USO DA AGENDA

Usá-la para anotar os compromissos escolares.
Anotar todas as tarefas dadas pelos professores.
Olhar sempre as tarefas da semana para distribuí-las, da melhor forma possível, de acordo com o tempo disponível.
Fazer marcações como: OK, ou FEITO para identificar as tarefas já realizadas.

TAREFAS

Estudar não é somente fazer as lições propostas pelos professores. É esperado que os alunos se dediquem de 1 hora e meia a 2 horas por dia ao estudo em casa, incluindo a realização das tarefas escolares propostas, as atividades de estudo e revisão do que foi feito em sala de aula e também as leituras de escolha própria ou indicadas pela escola.

Até o 7° ano do Ensino Fundamental os alunos são monitorados em seus procedimentos e no desenvolvimento de uma rotina de estudos. Depois disso, no 8° e 9° anos, sem perder de vista as diferentes necessidades individuais, mantém-se um certo grau de monitoramento, mas espera-se que eles alcancem um nível maior de autonomia. Aprender a estudar não é algo que se conquista apenas fazendo lições de casa; outras ações deverão ser realizadas para favorecer essa conquista.

No site da Escola está a lista de conteúdos que serão trabalhados durante o ano. Isso permite ao aluno conhecer os temas de trabalho e o processo que viverá. É muito importante também que os pais leiam essa lista de conteúdos para que possam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos.

No período do 6º ao 9º ano, intensifica-se nos adolescentes a busca de um estilo pessoal e isso é levado em conta nas discussões encaminhadas pelos professores quando organizam as propostas de trabalho. Há uma troca de repertório em sala de aula sobre diferentes formas de estudo, relacionadas com as singularidades de cada aluno e também com as peculiaridades das áreas do conhecimento em questão.

Estudar um texto de História que será discutido na aula seguinte, rever conteúdos de Matemática ou memorizar uma fala para uma peça de teatro, tudo isto requer estratégias diversas. Os alunos precisam conhecê-las e cabe aos professores ensiná-las.

COMBINADOS DAS TAREFAS

Copiar a tarefa dada pelos professores no caderno e fazer um lembrete na agenda.
Fazer a tarefa em casa e entregá-la na data marcada.
Caso falte, verificar com um colega o conteúdo que foi dado em sala e copiá-lo. Fazer a tarefa e mostrar ao professor na aula seguinte.

Obs.: as tarefas serão vistadas pelos professores. Caso o (a) aluno (a) não faça a tarefa será registrado “NÃO FEZ” no caderno e ele deverá copiar, do quadro, as respostas após a correção coletiva.

TRABALHOS TRIMESTRAIS – POR ÁREA DO CONHECIMENTO

Objetivos

Na busca de informação: ler e interpretar textos, identificar idéias centrais, produzir textos a partir dos dados levantados.
Na organização: estabelecer prioridades, programar o tempo para realizá-los, selecionar os recursos em função do que deve ser realizado.
Na interação com o grupo: cooperar e obter cooperação, incentivar os colegas, resolver conflitos interpessoais.
Autoavaliação.
Elaborar os meios para atingir as metas.
Solicitar auxílio dos professores em função das dúvidas surgidas e expressar idéias oralmente e por escrito.

PESQUISA - (uma etapa do trabalho)

ETAPAS BÁSICAS

Delimitação do problema.
Elaboração de hipóteses sobre o problema inicial.
Levantamento de fontes.
Seleção das fontes ( no mínimo 3 fontes).
Levantamento dos dados - Leitura dos textos sublinhando as idéias centrais.
Registro dos dados – Produção de texto a partir das leituras realizadas.

ESTRUTURA

Os trabalhos solicitados deverão ser feitos de acordo com as normas propostas pela Escola GAPPE, baseadas nas normas da ABNT.

Capa: nome completo, título do trabalho, nome da instituição local e data.
Contracapa: repetir o que contém na capa e acrescentar, em uma caixa de texto, quem solicitou o trabalho e com que finalidade.
Introdução: texto que irá aguçar o leitor para que o mesmo queira ler o trabalho. Podem ser levantadas questões que durante o trabalho serão respondidas.
Desenvolvimento: produção de um texto a partir das questões apresentadas. (O trabalho não será considerado, caso seja feita somente cópia de texto)
Conclusão: produção de texto com opinião pessoal sobre o que aprendeu e o que achou do artista estudado. Seja consistente ao dar sua opinião e comente sobre o conteúdo.
Referência Bibliográfica: de onde foram tiradas as informações, as fontes
Anexos: textos pesquisados e sublinhados

Avaliação do Trabalho

Avaliação é feita em três momentos:

1º momento:

Trabalho escrito: produção a partir das questões levantadas. Serão avaliados o conteúdo e a estética. Poderá ser digitado ou manuscrito, respeitando as normas já estabelecidas.

2º momento:

Apresentação oral com o uso de recursos audiovisuais (data-show , vídeo ou cartaz bem elaborado).

3º momento:

Os alunos da sala avaliarão as apresentações. Cada aluno receberá uma ficha com critérios estabelecidos para avaliar o colega.

Domínio do conteúdo
Clareza na exposição
Tom de voz
Estética do material produzido
Utilização do recurso visual







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